Economia circular

 

Antes de explicar a economia circular, vou referir a economia linear que vigorou durante cerca de dois séculos, desde a revolução industrial.

A economia linear é baseada no processo de extrair matérias primas da natureza, produzir a artigos que utilizamos no dia a dia e no fim vida os produtos viram lixo que é depositado nos aterros, ou ainda pior acabam a poluir os rios e os oceanos.

Para terminar com este padrão de “Extrair matérias-primas, produzir, usar e deitar fora”, devemos optar pela economia circular.

Na economia circular, o modelo assenta na redução, reutilização, recuperação e provavelmente a etapa mais importante a “reciclagem do resíduos”. Isto no sentido de evoluirmos para uma sociedade em que praticamente todos os resíduos são reaproveitados e valorizados.

Além de ser estendido o ciclo de vida dos produtos, os novos produtos e serviços são desenvolvidos com o objetivo de serem ecologicamente eficientes, para reduzir a utilização de matérias-primas e a produção de resíduos.

 

E como pode a Economia Circular ajudar a reduzir o impacto dos humanos no Meio-Ambiente? 

Por exemplo, os resíduos que depositamos diariamente nos ecopontos ou outros contentores de recolha seletiva, são transformados / reaproveitados como matérias-primas que serão utilizadas para produzir novos produtos, em vez de ir para o aterro.

Isto permite a preservação dos recursos naturais, por exemplo ao reduzir o abate de árvores para produzir madeira e papel;

Contribui igualmente para a redução do consumo de energia. Por exemplo a produção de metais a partir de latas e outros materiais de metal consome menos energia que a mesma produção realizada a partir do minério de metais.