Dia Internacional da Reciclagem

O Dia Internacional da Reciclagem, que se assinala a 17 de maio, alerta para a necessidade de consciencialização de reciclar os resíduos que produzimos.

A reciclagem é o processo de reaproveitar os materiais usados, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de lixo e a sua deposição em aterros. Este começa na separação dos resíduos pelo seu produtor, passando por uma boa gestão da recolha e limpeza urbana e terminando nas empresas de reciclagem, onde o material reaproveitado será transformado em novas matéria-primas.

O processo de reciclagem é uma das ações da Política dos 5 R's para a conservação ambiental: Recusar, Refletir, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Não sendo a única única medida responsável por uma sociedade sustentável é fundamental para reduzir a extração de matérias-primas da natureza e consequentemente a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.

Segundo a Pordata, em 2017 a taxa de reciclagem de resíduos municipais em Portugal foi de apenas 28%, enquanto a média da UE foi de 46%.

Isto apesar de em 2014, o Comissário Europeu do Ambiente Janez Potočnik, ter afirmado que “se querermos competir temos de tirar o máximo partido dos nossos recursos e isso significa reciclá-los para lhes dar uma nova utilização produtiva e não enterrá-los em aterros como resíduos .”

Temos de colocar o planeta em primeiro lugar e de nos comprometermos a depositar os resíduos no respetivo contentor de recolha seletiva, de forma a garantir o seu reaproveitamento e reduzir o desperdício de materiais valorizáveis.

Não desperdices os resíduos, localiza onde valorizá-los em www.EcoPonto.PT